Postagens do blog

As carreiras profissionais têm sofrido grande impacto e intensas mudanças nas últimas décadas. Balassiano e Afonso da Costa, na obra “Gestão de carreiras- dilemas e perspectivas”, afirmam que: “As carreiras no mundo contemporâneo tendem a ser associadas à trajetória profissional de cada indivíduo, independentemente da área de formação ou da organização em que essa trajetória se desenvolve”.

A perspectiva de longevidade na profissão e o “casamento” sólido com a empresa cederam lugar a um cenário mais complexo: o surgimento de diferentes perspectivas no mercado de trabalho, no qual é possível criar novas formas de atuação profissional.  A partir disso, ampliou-se o leque de opções de carreira.

Nesse contexto, reduz-se o grau de dependência pelo emprego formal e muitas pessoas, em diferentes fases de maturidade profissional, ou mesmo na fase de pré-aposentadoria, buscam apoio do coaching de carreira com o propósito de escolher uma nova profissão, apoiando-se, em geral, nos seguintes motivos: insatisfação atual com o trabalho ou a empresa; dúvidas relacionadas ao futuro profissional; busca de recolocação no mercado, após um período sabático, e o fechamento de um ciclo profissional.  Elas desejam um novo trabalho, que lhes possibilite ancorar a carreira em consonância com seus valores pessoais, talentos e atual momento de vida.

O trabalho ocupa uma função preciosa na vida das pessoas, uma vez que proporciona desenvolvimento, aprendizagem e sociabilidade. Compreender qual é a missão de cada um possibilita o refinamento de sua escolha ocupacional.

Como funciona o coaching de carreira? Esse processo consiste em investigar, conscientizar, esclarecer e construir direções seguras e alinhadas com os valores e propósitos do cliente, tendo como foco a realização de seus objetivos profissionais.

Ao término do coaching, espera-se que o coachee tenha construído um novo mapa de orientação em relação aos seus sonhos de carreira e talentos, balanço de realizações e decisão sobre nova trajetória profissional. Dessa forma, é possível resgatar potência e valor à vida profissional.

Maria Cistina Costa Consalter
Formação em coaching pelo ICI- Integrated Coaching Institute - São Paulo.

Desenvolvido por VRSys Sistemas