Postagens do blog

Colaboradoras fizeram a pós-graduação coordenada por Hertha Neves na Unopar/ INDESE

Um atendimento de qualidade e excelência em saúde está cada vez mais em voga. E para que isso se torne uma prática rotineira, há um ano surgiu em Londrina o curso de pós-graduação em Acreditação para Estabelecimentos Assistenciais em Saúde. A Acreditação é uma metodologia de avaliação voluntária, periódica e reservada com o objetivo de garantir a Qualidade da Assistência por meio de padrões definidos. Quem coordena o curso é Hertha Leitão Neves, administradora hospitalar especialista em gestão de pessoas e organizacional.

Ela conta que o curso surgiu dentro das ações e sugestões das instituições que compõem o Grupo Salus - Saúde Londrina União Setorial. "Mapeando o que Londrina precisava, chegou-se à necessidade da qualificação profissional. O crescente aumento da demanda por serviços de saúde e um mercado cada vez mais exigente impulsionaram a necessidade em estabelecer mecanismos de garantia da qualidade dos serviços prestados", resume Hertha. Segundo ela, a pós-graduação veio com esse foco. "Ele veio para formar profissionais para atuar no planejamento, implementação e monitoração de sistemas de gestão nessas instituições", completa.

Quatro colaboradoras do Araucária fizeram a especialização, que está formando a primeira turma. A administradora Ana Paula Guidorizi Gazzoni, a gerente de enfermagem Edilaine Cristina Salomão, a supervisora do Centro Cirúrgico Márcia Helena de Oliveira Aquino e a farmacêutica Cleidi Boing Voltolini têm agora pós-graduação em Acreditação. "Elas serão agentes multiplicadoras desse conhecimento no hospital. Foi muito importante o apoio que a alta direção do Hospital Araucária deu às quatro profissionais", diz Hertha.

O curso foi feito na UNOPAR em parceria com o INDESE. "O INDESE nasceu em 2003, atendendo a uma demanda da Associação Médica de Londrina, para fazer frente a necessidades como atualização técnica dos profissionais da saúde, desenvolvimento de pesquisas, atualização tecnológica, processos de certificação, projetos de ensino à distância e desenvolvimento de projetos sociais e ambientais", explica Hertha. Da união desse Instituto com a Unopar nasceu o curso de Acreditação, o primeiro presencial de todo o Brasil. "Até então, o único curso existente era um em Belo Horizonte, que é virtual", conta a coordenadora da pós.

Após pesquisar muito sobre o tema, Hertha conduziu os anos 2013/2014 do curso em Londrina. "Estou muito feliz com o resultado do nosso curso, pois contamos com um grupo seleto de professores que são referência na área acadêmica e de gestão em saúde e nossos alunos também são profissionais líderes nas instituições que trabalham", concluiu.

Desenvolvido por VRSys Sistemas