Postagens do blog

O Grupo Salus realizou o IV Encontro Norte Paranaense de Acreditação nos dias 06 e 07 de maio, na Associação Médica de Londrina. A abertura do evento contou com a brilhante palestra da Dra. Helideia Lima de Oliveira, que falou da Efetividade e Eficiência na Gestão Clínica. O encontro seguiu com as palestras do Dr. Gabriel Dalla Costa – na qual falou sobre Governança clínica e sustentabilidade, usando como relato o case do Hospital Moinhos de Vento, do Dr. Rodrigo Hasegawa – em que contou sobre a liderança do Hospital dos Olhos, e da Dra. Maria do Carmo Paixão Rausch – que relatou sobre Gestão de Serviços de Urgência, usando como base a situação atual dos hospitais públicos. Tais assuntos levaram uma discussão e debate para a mesa de encerramento.

A doutora Helideia, primeira palestrante, mostrou de forma clara e objetiva o cenário em que se encontra a gestão da saúde dos nossos hospitais e o cenário complexo das politicas publicas do nosso país. Por ter um vasto conhecimento como médica assistencialista, gestora de qualidade, professora de gestão em saúde e do processo de certificações de instituições hospitalares, facilita trazer relatos das experiências que teve nos locais em que trabalhou. Ressaltou a importância de uma gestão coerente com a realidade de cada instituição e da necessidade do comprometimento de todos os agentes envolvidos neste processo.

O segundo palestrante, Dr. Gabriel Dalla Costa, apresentou o case do Hospital Moinhos de Vento de Porto alegre – “Governança Clínica e Sustentabilidade”. O Dr. Gabriel fez um relato histórico do processo da Governança Clínica do hospital em questão, enfatizando o comprometimento dos diretores e colaboradores da instituição para superação das dificuldades e conquistas das certificações nacionais e internacionais. De acordo com o doutor, o processo de certificações obtidas está diretamente relacionado com a valorização, capacitação e envolvimento das pessoas que acreditaram no potencial e valores da instituição em que trabalham.

A terceira palestra foi do Dr. Rodrigo Hasegawa, que apresentou o case do Hospital de Olhos de Londrina – Hoftalon. O Dr. Rodrigo relatou a história do fundador, um empreendedor persistente e apaixonado pela sua profissão que lutou obstinadamente para realização de seu sonho que foi transformar seu hospital num centro de ensino e referencia em sua área de atuação. Ele nos mostrou a importância do exemplo de seu líder e os valores que ele colocou como base e sustentação desse empreendimento.

A quarta palestrante, Dra. Maria do Carmo Paixão Rausch, falou sobre a Gestão de Serviços de Urgência. A Dra. Maria do Carmo fez um panorama da caótica realidade na qual os hospitais públicos estão enfrentando no nosso país com politicas equivocadas e com gestões desastrosas para atender uma população cada vez mais carente de assistência e conhecimento sobre o papel de cada instituição assistencial de saúde. Por falta de médicos, remédios e informações sobre o atendimento das instituições primárias, secundaria, terciaria e quaternária as pessoas procuram o atendimento na instituição que tem condições de atendê-la não importa o tempo que leve para o atendimento, mas que lhe dê alguma chance de ser visto por um agente de saúde. Os dados e fatos apresentados pela palestrante trouxeram uma rica e relevante discussão para mesa de encerramento, composta pelo Arq. Dr. Nelson Schietti de Giacomo especialista na área da saúde, Dr. Fahad Haddad Superintendente da Santa Casa de Londrina e do Dr. Gabriel Dalla Costa Gerente Médico do Hospital Moinhos de Vento.

Para concluir o IV Encontro Norte Paranaense de Acreditação, realizamos um Café e Networking com a apresentação dos trabalhos realizados em quatro instituições assistenciais de saúde que fazem parte do Grupo Salus. Também foram exibidos alguns projetos realizados pelos alunos do Curso de Especialização em Acreditação para Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, realizado pelo INDESE com parceria da UNOPAR – 2013 / 2014.

Desenvolvido por VRSys Sistemas