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No último dia 17, o Grupo Salus – Saúde Londrina União Setorial -, em parceria com o Sebrae (Londrina/PR), realizou uma visita técnica no Hospital Ministro Costa Cavalcanti – HMCC na cidade de Foz do Iguaçu/PR.


A visita contou com representantes de Hospitais e Clínicas de Londrina/PR, e da empresa HN Gerenciamento de Recursos Humanos, atuante na área da saúde. Essa atividade proporcionou aos participantes conhecer a trajetória e os procedimentos necessários para alcançar os níveis de Acreditação do HMCC, bem como quais ações são realizadas na prática para manter a qualidade em mais alto nível e, consequentemente, a segurança assistencial dos pacientes.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti foi criado em julho de 1979, inicialmente para atender os trabalhadores durante a construção da maior usina hidrelétrica do mundo. No entanto, o Hospital foi muito além de sua missão original e transformou-se em referência em saúde para a região. A partir do ano de 1994, a instituição passou a ser administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy, e em 1996, iniciou o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.

O HMCC é um complexo hospitalar com gestão de qualidade em todos os serviços, possui mais de 200 leitos em seus 16 mil m². Oferece desde Pronto Atendimento até serviços de alta complexidade aos usuários de convênios, como o Plano de Saúde Itamed - criado pelo próprio hospital - ou pelo SUS. Além disso, conta ainda com Laboratório de Análises Clínicas 24 horas.

O Costa Cavalcanti começou seu processo de Acreditação Hospitalar da ONA (Organização Nacional da Acreditação) – um selo de qualidade para a área da saúde, reconhecido pelo Ministério da Saúde do Brasil –, no ano de 2006. Porém, somente em 2007 conseguiu seu primeiro selo de Acreditação – Nível I. Deste modo, foi o primeiro hospital do interior do Paraná a conquistar a Acreditação. Em outubro de 2012, após buscar a melhoria na qualidade da gestão dos serviços de saúde, conquistou mais um selo: Hospital Acreditado Pleno, ou seja, Nível II de Acreditação Hospitalar.

Após a conquista dos Níveis I e II, o HMCC continuou buscando melhorar suas metodologias e a qualidade do seu atendimento. Depois de um longo processo de avaliação, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) - por meio do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) - conferiu em novembro de 2014, a certificação de Acreditado com Excelência – Nível 3.

Apesar de todos os selos alcançados pelo Hospital, sua equipe continua na busca incessante por melhorias para trazer ao seu paciente / cliente o melhor atendimento com a mais alta qualidade. O resultado desse processo foi possível através dos certificados de acreditação hospitalar que possibilitou ao HMCC possuir segurança na assistência prestada aos pacientes, padronização de procedimentos, programas de capacitação e qualidade dos serviços, além da formulação de indicadores para a tomada de decisões, o que proporciona credibilidade perante a sociedade e consequentemente, seu grande destaque na região em que atua.

Nós fizemos esse relato da visita ao HMCC para demonstrar o quanto é delicado e complexo trabalhar com a cultura de uma instituição. Sobretudo, quando o processo exige o apoio e a compreensão da alta direção para motivar e envolver seus colaboradores na mudança da forma da dinâmica de trabalho e do papel que cada líder tem no desempenho da equipe que gerencia.

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