Postagens do blog

Cuidar da saúde é fundamental para homens e mulheres. E, assim como existe o mês voltado para a prevenção feminina (Outubro Rosa), o Governo do Estado do Paraná constituiu um mês dedicado especialmente aos cuidados do homem, o “Agosto Azul”. Esta campanha foi instituída no Estado do Paraná pela Lei n° 17.099 de 28 de março de 2012, que tem por objetivo, à realização de ações preventivas à integralidade da saúde do homem.


Dentre várias ações que envolvem a saúde masculina, esta Lei destaca as seguintes áreas: a cardiologia, a urologia (especialmente o câncer de próstata), a saúde mental e a pneumologia.
Então, como anda a saúde do seu coração? É extremamente importante a realização de exames periódicos, bem como uma alimentação adequada aliada às atividades físicas. A prevenção de doenças cardiovasculares só depende de você. Tire do cardápio frituras, embutidos, sal, açúcar e gorduras, exercite-se, mantenha o peso ideal e afaste-se do cigarro e de situações estressantes.
Além de cuidar do coração, é preciso também alertar-se para o câncer de próstata, especialmente. Pois, segundo as pesquisas, o câncer de próstata (CaP) permanece como a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - INCA há uma estimativa em 2016 correspondente ao número de 61.200 novos casos de câncer de próstata no país. E o Instituto ainda explica que, mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Outro ponto relevante é a saúde mental do homem, que não se trata de algum tipo de “doença mental”, mas sim de saber lidar com os acontecimentos do dia a dia, ou seja, estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida e reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
Em relação a pneumologia, que se refere ao funcionamento da respiração e da estrutura dos pulmões, também é preciso ter muita atenção e realizar todos os exames necessários. Dentre várias patologias abordadas pela pneumologia, o principal fator que pode prejudicar o bom funcionamento dos pulmões é o tabagismo. O uso do tabaco traz muitos malefícios e é um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. Por isso, procure adotar hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.
Neste ano, a Campanha que está na sua 5ª edição, traz como tema: “Trabalhador: Passe um Tempo com você”, ou seja, o foco da campanha é a importância de cuidar da saúde do homem trabalhador, buscando diminuir os índices de adoecimento e acidentes relacionados ao trabalho.
Todo o Estado estará realizando atividades e ações voltadas para a saúde do homem, incentivando o quanto é importante cuidar da saúde tanto no ambiente de trabalho, quanto fora dele, para que se consiga viver bem e com qualidade de vida.
Suas ações vão ditar o caminho da sua saúde e consequentemente da sua vida!

Desenvolvido por VRSys Sistemas