Postagens do blog

O mês de outubro é especialmente dedicado para as mulheres, neste período é realizada a campanha Outubro Rosa, uma data reconhecida mundialmente que acontece anualmente, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os cuidados na prevenção de doenças relacionadas à sua saúde, sobretudo, no que se refere ao câncer de mama, que estatisticamente é a segunda causa de morte entre mulheres, seguido do câncer de colo de útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA.

A saúde da mulher envolve muitas patologias, que podem ser agravadas pelo nível de qualidade de vida, como seu ritmo de trabalho, o hábito de bebidas alcoólicas e do tabagismo, a falta de atividades físicas etc. Portanto, é importante a atenção e o cuidado preventivo, para não desenvolver doenças que as atingem, como o câncer de mama, o câncer do colo do útero, o mioma, a endometriose, a tricomoníase, os ovários policísticos, entre outras.

O INCA ressalta que no mundo, o câncer de mama situa-se entre as primeiras causas de morte por câncer em mulheres. Até o momento, não existem medidas de prevenção primária para a doença. Porém, estudos observacionais indicam que é possível reduzir o risco de câncer de mama com mudanças de hábitos e exames preventivos.

De acordo com o INCA, o câncer de mama não tem uma causa única, diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. Já o câncer de colo de útero, é definido também como cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano - HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame.

A importância da adesão da campanha do Outubro Rosa, que é realizada mundialmente, e que no Brasil é de extrema relevância, deveria ter como resultado, além da conscientização sobre os cuidados que devem ter com sua saúde, também a prática efetiva dos exames preventivos, que ainda acontecem de forma muito tímida, tendo em vista o que é investido pelas instituições nas campanhas de conscientização, que ocorrem, principalmente no mês de outubro.

Desenvolvido por VRSys Sistemas