Postagens do blog

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo que mais atinge as brasileiras. A estimativa é que em 2012, cerca de 52 mil mulheres vão ter o diagnóstico da doença e que cerca de 12 mil mulheres morrem anualmente. A faixa etária recomendada para o exame é entre 50 e 69 anos, mas a mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos.

O que é

A mamografia é um exame de raio-x que serve para visualizar a região interna das mamas, que deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos. Através da análise dos seus resultados, o médico poderá identificar lesões benignas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando suas chances de cura.

Idade indicada para a mamografia

A idade indicada para realizar a mamografia é ao completar 40 anos. Se o exame não apresentar alterações, ela poderá repeti-lo anualmente a partir desta idade. Mas se houver alguma alteração nos resultados, o médico poderá requisitar novos exames antes da data prevista.

Esse exame é fundamental para detectar o câncer em seu estágio inicial. Segundo os especialistas, o “Estágio zero” é quando aparecem apenas pequenas microcalcificações, que só a mamografia detecta.

Mulheres com casos de câncer de mama na família (mãe, irmã, avó, tia) devem realizar a mamografia a partir dos 35 anos de idade. E ressaltam que apenas 20% das mulheres são diagnosticadas ainda nos primeiros estágios da doença e quando o câncer de mama é detectado tardiamente, as chances de sobrevivência das mulheres caem para 30%.

Desenvolvido por VRSys Sistemas