Postagens do blog

O mundo globalizado e competitivo em que vivemos exige que as organizações realizem seus processos produtivos alinhando os resultados almejados com o atingimento das metas propostas, de forma eficiente, eficaz e efetivo. Unir esses três conceitos é necessário para o cumprimento dos objetivos desejados, mas não é uma tarefa fácil para grande maioria das empresas.

De acordo com os estudiosos da área administrativa, Peter Drucker conceitua eficiência – “é fazer certo um processo qualquer” e Herrera descreve a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade da seguinte maneira:

  • eficiência = ‘fazer certo a “coisa”;
  • eficácia = ‘fazer a “coisa” cert”;
  • efetividade = ‘fazer a “coisa” que tem que ser feita’.

A eficiência depende de uma padronização e especialização, de ter habilidade – é o saber fazer, fazer certo a coisa. O contrário nesse processo – fazer a coisa errada resulta em perda de tempo e recursos (retrabalho e desperdício). No sentido de “fazer mais com menos” se entende que o processo exige parâmetros, padrões, indicadores, níveis de graus, onde se busca a qualidade da força de trabalho ou a racionalização de recursos e medidas pela relação entre quantidades produzidas sobre recursos utilizados.

A eficácia – procura atingir a qualidade e a satisfação através da atitude de fazer certo. O intuito é fazer com que exista uma adequada relação entre as metas alcançadas sobre as pretendidas, atender os requisitos e cumprir o cronograma estabelecido.

A efetividade – É fazer a coisa que tem que ser feita, a qual só é percebida quando se utiliza pesquisas sobre ações que causam efeitos, impacto ou transformações de uma realidade que se modificou ou de metas previamente estabelecidas.

Os estudiosos do tema ressaltam que é necessário diagnosticar e analisar a cultura, o clima organizacional, a necessidade de mudança, a motivação, o treinamento realizado nas equipes para que se estruturem os processos de trabalho com a busca pela eficácia, eficiência e efetividade, tríade responsável pela manutenção e da competitividade das empresas.

Desenvolvido por VRSys Sistemas